
Conheça nosso Blog
Hoje irei compartilhar com vocês uma informação de utilidade pública. 📣
As pessoas idosas passam cerca de 80% do seu tempo em comportamentos sedentários.
👉 O tempo em comportamentos sedentários corresponde à quantidade de tempo passado na posição de sentado, recostado ou deitado, enquanto alguém se encontra acordado. Ver televisão enquanto estamos sentados é considerado um comportamento sedentário, por exemplo. 👵👴📺
Voce sabia? 🤔
Passar períodos prolongados em comportamentos sedentários foi associado a um aumento do risco de desenvolver diversas doenças crônicas, de ficar frágil, de desenvolver incapacidades, de necessitar de ajuda com as atividades do cotidiano, e de morte precoce 💣💥
Referência:
Lopes EC, Cândido LM, Avelar NPC de, Danielewicz AL. Comportamento sedentário e sua associação com incapacidade funcional em idosos . Acta Fisiátr. [Internet]. 28 de junho de 2022 [citado 12 de outubro de 2022];29(2):104-11
👉 Quantas vezes nos deparamos com a seguinte situação?
Pessoas idosas que não conseguem terminar a travessia em função do tempo dos semáforos. É sempre uma situação delicada e perigosa. Concorda?
A velocidade de marcha, como sabemos, é considerada o sexto sinal vital. Espera-se que a velocidade de marcha seja entre 0,8 e 1,0 m/s na pessoa idosa. Entretanto, para que a travessia seja terminada com segurança precisamos ter no mínimo uma velocidade de marcha de 1,2 (m/s). * mais que o considerado normal.
Quais são os problemas nas pessoas idosas?
🔹Aumenta o risco de atropelamentos
🔹Contribui para o isolamento em função da dificuldade de mobilidade
🔹 Favorece a perda de autonomia
🔹Piora da qualidade de vida
E a solução?
✅ Aumentar o tempo dos semáforos e criar soluções para evitar congestionamentos.
✅ Estimular a prática de exercício físico.
✅ Colocar temporizador nos semáforos.
✅ Adicionar semáforos de pedestres.
✅ E claro, investir na educação no trânsito para todos.
Não podemos esquecer que muitos idosos apresentam comportamento de risco e acabam tomando decisões ruins como atravessar enquanto o sinal está no vemelho piscante ou fora da faixa de pedestre.
O pior é pensar que a maioria dos lugares não tem semáforo de pedestres. 🤦♀
A Avaliação Neuropsicológica é um exame que corrobora para o diagnóstico de transtornos cognitivos associados a diversas patologias.
Segundo Goldstein (1998) é uma prática clínica que utiliza testes e outros instrumentos de avaliação comportamental para determinar o status do funcionamento cerebral.
Baseia-se na premissa de que o cérebro é o órgão do comportamento e, portanto, o funcionamento cerebral pode ser avaliado através de medidas comportamentais.
Os testes de rastreio cognitivo, por sua vez, não buscam fazer diagnóstico, mas sim selecionar os indivíduos com alguma possibilidade de possuir alteração cognitiva. Estes não substituem a avaliação neuropsicológica, pois podem sofrer interferência em seus resultados de variáveis tais como, idade e escolaridade.
Estes são de acesso de qualquer profissional treinado, por sua vez a avaliação neuropsicológica é da competência técnica do psicólogo e regulamentada pelo CFP através da Resolução nº 06 de 29 de março de 2019 publicada no Diário Oficial da União. Publicado em: 01/04/2019. Edição: 62. Seção: 1. Página: 163. Órgão: Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais/Conselho Federal de Psicologia.